1- Visão Geral da Sala de Armas

A sala de armas, muito vasta, está instalada num grande salão abobadado, com cerca de 25 metros de comprimento e 6 de largura, tendo em cada topo uma larga porta, ambas em ferro trabalhado e envidraçadas.

Dando-lhe um aspecto verdadeiramente surpreendente, há uma porta vitral, entre o expositor à direita que contém o Estandarte Nacional e o expositor à esquerda que contém o Guião do Colégio Militar.

A sala está guarnecida com armeiros verticais, em madeira, postados ao longo das paredes e ao centro, apresentando todo o armamento destinado aos exercícios militares dos alunos e, também, por ocasião das paradas militares e nas formaturas com armas que ocorrem nos dias festivos do Colégio.

É de salientar a existência de todas as bandeiras nacionais existentes antes da instauração do regime republicano, que por um decreto da Assembleia Nacional Constituinte aprovou, em 19 de Junho de 1911, a Bandeira Nacional actual. A presença de dois canhões decorativos dão um toque final no peculiar embelezamento desta sala.

arma1a
arma2a

2 - Portal Vitral de Entrada

O Vitral foi desenhado pelo Desenhador José de Paula dos Anjos Poejo, funcionário do Colégio. O desenho contém vários motivos relativos ao Colégio - Guião, condecorações com o Colar da Torre e Espada circundando o vitral e símbolos das vocações militares para o ensino superior.

O Vitral foi colocado na Sala de Armas, quando da sua remodelação ( anos sessenta ), tendo sido executado numa vidraria perto do cemitério de Benfica. No vitral pode ler-se o seguinte: Projecto de Tito S. Alvito - Ex 176 / 1915; Ex J. Alves Mendes - 1966. A porta de ferro que antecede o vitral foi desenhada pelo Arquitecto Jorge de Oliveira ( ex-aluno).

3 - Armeiro Circular

Este armeiro circular, em madeira, sustenta as espadas de infantaria e os cinturões de cabedal. Estas armas são utilizadas na Instrução Militar e por ocasião das formaturas e paradas militares que decorrem em dias festivos do Colégio.

arma3a

arma4a

4- Armeiro Vertical

Este armeiro vertical, em madeira, apresenta espingardas modelo Mauser e Manlicker. Estas armas de diferentes tamanhos, são utilizadas segundo as idades e, sobretudo, a robustez dos alunos, sendo as Manlicker ( na foto, as mais pequenas ) as que os alunos usam na 1ª e 2ª companhia e as Mauser na 3ª e 4ª companhia. São ao todo 520 funcionais, podendo ser consideradas museológicas.