Sala de Leitura

1 - Breve Referência Histórica

No ano de 1886 dá-se a publicação das normas reguladoras da Secção de Leitura, da autoria do Tenente-Coronel Couceiro da Costa.

Em 1892 é proibida a frequência da Sala de Leitura aos alunos sem “boa e regular aplicação literária” e em 1911 são instituídas as Bibliotecas de Companhia na dependência da Biblioteca Colegial pelo Director, Coronel Marques Leitão, sendo melhoradas em 1944 com o objectivo de “escrever bem e falar bem a nossa língua", por iniciativa do Bibliotecário Alferes Cristóvão de Sousa Lima

Em 1984 / 1985 foi criada a Sala de Leitura pelo Professor Manuel Carlos Dias, integrada no Salão Nobre da Biblioteca. É um lugar privilegiado, onde alunos, professores e oficiais do Colégio Militar podem consultar / pesquisar os principais recursos de informação. Neste espaço encontram informação variada, devidamente organizada, que facilita o trabalho individual ou em grupo. Possibilita a consulta de jornais diários, semanários, revistas e a utilização de materiais áudio, vídeo, computador e internet.

leitura1   leitura2

2 - Funcionamento

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para se ser bem sucedido na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. Incentiva a imaginação, a curiosidade intelectual dos alunos, estimula competências para a aprendizagem ao longo da vida, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.

Horário de Funcionamento da Sala de Leitura

14h00 ás 19h00

A Internet é, hoje em dia, um dos maiores repositórios de informação. É um serviço muito procurado por todos os que frequentam esta Instituição, nomeadamente pelos alunos. Existem duas funcionárias a trabalhar na Sala de Leitura que zelam constantemente pelo bom funcionamento deste espaço, cuidando do material e no auxílio à busca de informação.

3 - Recursos Educativos

Tem havido um enriquecimento dos recursos bibliográficos desta Sala a partir de ofertas regulares de obras à Instituição, bem como de aquisições da Sala de Leitura baseadas nas propostas dos diferentes grupos de docência, nas necessidades educativas e culturais dos alunos

Livros (cerca de 7000 volumes)

Jornais diários e semanários