Colegio Militar

 

No primeiro andar encontram-se as instalações da Física, incluindo um museu de material que é também de tradições e memórias dos antigos alunos, enobrecidas por uma colecção de azulejos retratando Químicos ilustres.

O rico museu do pavilhão inclui, entre muitas peças preciosas, um magnífico exemplar da máquina Atwood que julgamos ser exemplar único em Portugal e muito raro no mundo, que impressiona pelo seu aspecto e pelo tamanho da vitrine que a envolve.

A seguinte história é altamente significativa acerca do seu valor. Um engenheiro físico da Leybold, companhia alemã que há cerca de 90 anos fabricou e vendeu aquela peça, veio um dia visitar o Colégio Militar. Ao reparar na máquina e na sua origem, ficou petrificado em frente dela e, sem disfarçar uma enorme estupefacção, comentou o seguinte: " temos na Leybold um museu com material muito antigo por nós fabricado; conheço muito bem tudo o que lá existe; infelizmente não temos uma máquina igual nem sequer parecida com esta." Ao seu lado direito observa-se a luneta de Zeiss.

 
ciencia

Eventos

Accessibility