1 - Entrada

No dia 3 de Março de 1995 no 192º aniversário do Colégio Militar, foi inaugurado pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército - General Octávio Gabriel Calderon de Cerqueira Rocha o pavilhão das aulas, contemplando a existência do Museu de História Natural, com dois pisos.

À entrada do museu deparamo-nos com belos exemplares de Crocodylus niloticus ( Crocodilo do Nilo ), além de outros exemplares pertencentes a outras classes de animais ( exemplar do Nandu e cabeças de outros mamíferos, búfalos e antílopes ).

Há, ainda a registar, a presença de fósseis de peixes e marcas fossilizadas de anelídeos.

museuhist3a

museuhist2a

2 - Expositores

À frente, o de Rochas e Minerais, onde se podem encontrar Rochas Eruptivas Plutónicas, Rochas Eruptivas Vulcânicas, Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas.

Relativamente aos Minerais há uma enorme variedade de Nesosilicatos, Minerais Molibdatos, Tungstatos, Arsenatos, Fosfatos, Sulfatos, Carbonatos, Halóides, Óxidos, Sulfuretos, Sulfósais. Nos armários envidraçados existe uma colecção de animais mamíferos embalsamados, assim como diversos esqueletos e crânios.

3 - Salão do Piso Térreo

O rico museu do pavilhão das aulas inclui magníficos exemplares de várias classes de animais, destacando-se este esqueleto de um mamífero - Hippopotamus amphibius ( Hipopótamo ).

Neste salão observam-se quadros murais tridimensionais ( ouvido, língua ) e modelos tridimensionais ( cabeça, tórax, abdómen, membro superior ) e modelos tridimensionais do bicho da seda, caracol, abelha e aranha.

Verifica-se a existência de manequins antigos de gesso e esqueletos verdadeiros. Há, neste espaço, um predomínio da parte óssea - cabeça de elefante, cabeça de hipopótamo, defesas dos elefantes, vértebra de cetáceo.

Há, ainda a destacar insectários e muitos modelos embalsamados de Mamíferos, Aves, Répteis e Peixes. Parte deste espólio é oriundo de dádivas de ex-alunos e militares.

museuhist1a

4 - Sala Nobre

Nos expositores de répteis podem observar-se modelos em gesso, representando:

* Archaeopteryx macrura

* Clyptodon

* Magatherium americanum

* Diplodocus march

* Brontosauros

museuhist4a

À direita um exemplar de uma Girafa com 5 semanas de idade - oferta do Museu Álvaro de Castro, Lourenço Marques, 29 de Agosto de 1951.As vitrinas foram pensadas do ponto de vista da iluminação e estética. Nesta sala são feitas exposições temporárias, rodando periodicamente as várias colecções. Nas vitrinas campanuladas existentes, na parte central, está exposta uma pequena galeria de Aves.

Destacam-se também exemplares da Preguiça, Leopardos, Gibóia, Avestruz-Macho, Esturjão, Pelicano e um conjunto de Corais. O objectivo deste espaço é a renovação na exposição temporária, predominando Mamíferos e Aves, consoante a recuperação dos exemplares a serem expostos.