In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Powered by RS Web Solutions

O dia de pão-por-deus

Em Portugal, em algumas localidades, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta.
O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
Registado no século XV, era o dia em que também se pagava um determinado foro: “Pagardes o dito foro em cada hum ano em dia de pão por Deos".13
Os alunos do 1ºciclo do colégio Militar recriaram esta tradição portuguesa muito antiga.
Ao pedir o “Pão por Deus”, cantaram as seguintes cantilenas enquanto visitavam o Gabinete da Direção e as diversas secções no claustro, especificamente a Área Financeira, a Secretaria de Pessoal, a Secretaria Escolar e o Coordenador Pedagógico:

“Pão por Deus,
Fiel a Deus,
Bolinho no  saco,
Andai com Deus”.
Sempre que nos deram o nosso ”Pão por Deus”, os alunos responderam:
“Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”